Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Bela Vista, Barrancos

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Bela Vista, Barrancos
Fotografia: Município de Barrancos

No concelho de Barrancos o Percurso da Bela Vista oferece aos seus pedestres o contacto directo com a natureza e a possibilidade de conhecer alguns pontos emblemáticos da cidade.

Com sete quilómetros de extensão, este percurso circular tem início marcado na Praça da Liberdade. Vários dos pontos por onde passa permitem uma vista panorâmica sobre a vila, sempre em diferentes ângulos.

O Alto de Santo Bento, as ruínas do antigo posto da guarda-fiscal, a Pedreira Municipal, a Serra Colorada, a Floresta do Baldio, a Bica do Baldio, as Ruínas da Mina de Minancos, as Ruínas de Fornos de Telhas, o Cerro do Calvário e o Jardim das Bicas são alguns dos pontos de destaque deste percurso.

No que toca à fauna e flora, esta vila de Beja apresenta uma grande diversidade de espécies de árvores, destacando-se o sobreiro e o azinho.

As aves são facilmente avistadas nesta região, predominando o pombo-torcaz, a pega-azul, o tordo, a poupa, o abelharuco, a cegonha-branca e a cegonha-preta. Além destas, são comuns ainda algumas aves de rapina como o grifo, a águia-real e o mocho-real.

A lebre, o coelho-bravo, a geneta, o javali, o saca-rabo e o gato-bravo, são alguns dos mamíferos vistos com mais facilidade.