Pelos Trilhos de Portugal-Percurso das Caldas da Cavaca, Aguiar da Beira
Vamos conhecer um trilho que conjuga na perfeição o que de melhor a natureza tem para oferecer nesta região, com um roteiro cultural riquíssimo.
O percurso das Caldas da Cavaca possui orientação linear e tem lugar ao longo de nove quilómetros de extensão. Encontra-se devidamente sinalizado e é relativamente fácil de se realizar, apesar de possuir algumas subidas.
O trilho inicia em Aguiar da Beira e parte por caminhos ligados à história natural e religiosa da região. O centro histórico da povoação destaca-se pelo seu valor arquitetónico, o Largo dos Monumento integra o Pelourinho, a Fonte Ameada e a Torre do Relógio.
Após sair de Aguiar da Beira ruma-se por caminhos florestais que nos permitem conhecer a bela envolvência natural desta região. Em breve cruzamo-nos com um dos ramais da via Romana que ligava Viseu a Mérida, atravessamos a Ponte Romana do Candal e a Ponte Portucalense sobre o Rio Coja, esta última uma majestosa construção medieval sustentada por dois arcos de volta perfeita.
A caminhada termina na Capela de Nossa Senhora dos Remédios, uma capela de romaria, associada ao complexo termal das Caldas da Cavaca, que nos oferece bonitas vistas sobre a magnífica área envolvente.