Pelos Trilhos de Portugal-Percurso do Cerro de São Vicente, Albufeira

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso do Cerro de São Vicente, Albufeira

Conhecido pelas suas praias paradisíacas, o concelho de Albufeira é berço de um vasto património que pode ser conhecido através dos percursos pedestres que desenham a localidade.

O Percurso do Cerro de São Vicente é um dos trajectos pertencente a esta rede. Com um formato circular e cerca de 11 quilómetros de extensão, este tem como ponto de partida o Estádio João Campos, na freguesia de Paderne.

A Capela de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, construída durante o século XVII e restaurada em 1711, é o primeiro ponto de paragem neste percurso.

O caminho continua atravessando a Ponte do Paderne, datada do ano de 1903, chegando assim ao Cerro de São Vicente, ponto principal deste circuito.

Neste ponto estão presentes as ruínas dos moinhos de São Vicente. Para além disso, os pedestres podem fazer uma pausa para a vista que este local oferece. Daqui podem ver-se alguns dos pontos com maior valor patrimonial da região.

As plantações de amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras, podem ser observadas no decorrer do percurso, no entanto, podem ainda ver-se outras espécies como a roselha-grande, a marioila, o medronheiro, o sargaço, o carrasco, o trovisco, o tojo-galego e o tojo-do-sul.