Pelos Trilhos de Portugal-Percurso dos Grous, Campo Maior

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso dos Grous, Campo Maior

Inserido na rede de percursos pedestre “Alentejo Fell Nature”, o Percurso dos Grous percorre a povoação de Ouguela no concelho de Campo Maior.

Ao longo de aproximadamente cinco quilómetros percorridos em trilhos de terra batida, este percurso permite que os seus visitantes conheçam uma grande variedade de espécies que aqui procuram abrigo na altura da Primavera, como o abelharuco e o alcaravão e, no Inverno, o grou, uma ave pernalta que se desloca em bandos.

A Igreja do Santuário de Nossa Senhora da Enxara, construída durante o século XVIII, apresenta-se como o ponto de partida, enquanto que a Lagoa da Garrota constitui o ponto de chegada.

A freguesia de Ouguela é um importante habitat natural para a invernada do Grou. Estas aves podem ser encontradas neste local do início de novembro até ao final de fevereiro. Para facilitar esta actividade foi construído um observatório.

Apesar do percurso poder ser realizado durante todo o ano, na época do Inverno este pode estar interdito por causa de alagamentos provocados nos períodos de maior precipitação.