Pelos Trilhos de Portugal-Percurso Pedestre entre a Ribeira de Abade e Gramido, Gondomar

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso Pedestre entre a Ribeira de Abade e Gramido, Gondomar
Fotografia cedida por: Município de Gondomar

O percurso pedestre entre a Ribeira de Abade e Gramido em Gondomar surgiu no âmbito do Programa Polis, que veio requalificar a margem ribeirinha do Rio Douro.

Este percurso possui aproximadamente cinco quilómetros e pode ser utilizada para fazer caminhadas ou outro tipo de exercício físico. Para além disso, a proximidade com esplanadas e outros estabelecimentos permite que os seus visitantes pratiquem algumas atividades de lazer.

Durante o percurso os pedestres podem conhecer alguns edifícios classificados como património e ter contacto com a cultura da região.

Sendo assim, o primeiro ponto de destaque deste circuito é a Casa Branca do Gramido onde, em 1847, foi assinado o tratado de paz que pôs fim à guerra da Patuleia. Caso queiram os visitantes podem entrar e conhecer a casa, uma vez que esta dispõe de um espaço cultural e uma loja interativa de turismo.

Passa ainda pela Quinta do Passal, conhecido por ser um centro de educação ambiental, pela Fundação Júlio Resende, uma instituição criada para exibir as obras deste pintor português, bem como promover exposições temporárias, conferências e concertos.

Por último, destaca-se o Clube Naval Infante D. Henrique, uma das associações mais antigas do Município.

O concelho de Gondomar possui um grande património etnográfico, cultural e histórico que os visitantes podem aproveitar para conhecer.