Pelos Trilhos de Portugal-Percurso Terras de Pão, Azambuja

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso Terras de Pão, Azambuja

Com início marcado na Junta de Freguesia de Maçussa, o percurso “Terras do Pão” dá a conhecer um pouco da cultura e história desta região do concelho de Azambuja.

O itinerário começa em direcção ao Vale Lobos, seguindo até à Charca, um pequeno lago da localidade. O Vale da Guerra não tardará a ser encontrado. Daqui os pedestres podem contemplar a vinha e a Serra de Montejunto.

No caminho de regresso um pequeno desvio permite visitar o Miradouro Cabeço do Moinho. A Capela de Santo António, a Fonte da Bica e um moinho construído no século XVI são alguns dos pontos de interesse desta localidade que o trajecto permite conhecer.

Os 13 quilómetros do percurso estão envolvidos por terrenos agrícolas onde predomina a cultura de vinha, olivais, pomares e cereais. Destacam-se algumas espécies de árvores como o eucalipto, o pinheiro manso, o pinheiro bravo e o sobreiro.

O rato do campo, a raposa, o texugo, o ouriço, o coelho bravo e o javali, a águia-de-asa-redonda, o gaio, a coruja-das-torres, a andorinha-dos-beirais, andorinha-das-chaminés, a alvéola-branca, o pisco-de-peito-ruivo, o pintassilgo, a perdiz-comum, o corvo, o melro e a poupa são algumas das espécies de animais que podem ser encontradas.