Pelos Trilhos de Portugal-Pico Alto, Vila do Porto

Pelos Trilhos de Portugal-Pico Alto, Vila do Porto
Fotografia por Ruben JC Furtado

Com um pouco mais de seis quilómetros de extensão, o percurso circular do Pico Alto atravessa parte da área protegida do Parque Natural de Santa Maria, no concelho de Vila do Porto.

O parque de estacionamento do Pico Alto marca o ponto de partida deste percurso. O caminho começa por subir uma escadaria até chegar ao ponto mais alto da ilha. Aqui os pedestres são convidados a fazer uma pausa e desfrutar de uma vista panorâmica sobre a mesma.

A partir daqui, o trilho avança numa zona florestal, onde os pedestres poderão encontrar espécies como a criptoméria, o folhado e a uva-da-serra. O caminho continua até ao Miradouro da Caldeira, com vista sobre a costa oeste da ilha.

Atravessando um troço da grande rota de Santa Maria chega-se à localidade do Alto Nascente. Antes de chegar ao ponto de partida, o percurso apresenta um monumento erguido em memória das vítimas do maior acidente de aviação em Portugal, no ano de 1989.

Para além do património natural e ambiental protegido nesta região, a Ilha de Santa Maria possui um vasto património edificado e cultural, que servem de base para várias lendas.

Os visitantes podem ainda aproveitar os percursos à volta da ilha para conhecer mais da sua história e dos seus pontos de interesse.