Pelos Trilhos de Portugal-Quatro Fábricas da Luz, Vila Franca do Campo

Pelos Trilhos de Portugal-Quatro Fábricas da Luz, Vila Franca do Campo
Fotografia por Nuno Mendonça

Para que os seus visitantes possam conhecer alguns dos pontos mais importantes da indústria dos finais do século XIX e inícios do século XX, o concelho de Vila Franca do Campo criou um percurso pedestre que nos remete para a actividade desenvolvida no passado.

Quatro Fábricas da Luz é um percurso linear pouco mais de dois quilómetros. Esta pequena viagem tem início no Parque Escutista dos Lagos e segue em direcção ao reservatório de água da Central Mini-Hídrica da Ribeira da Praia. Daqui, continua até chegar à antiga Fábrica da Cidade. O próximo ponto de paragem é a antiga câmara de carga da Fábrica da Vila.

O caminho desdobra-se em direcção as cascatas da Ribeira da Praia, onde se encontram as ruínas da Fábrica da Vila, a mais antiga das quatro fábricas que o percurso dá a conhecer.

Abrigado por incensos e acácias, o trilho segue até à Cascata do Segredo, e se quiserem, os pedestres podem também conhecer o Poço dos 30 Reis. O Núcleo Museológico da Eletricidade – Fabrica da Praia apresenta-se como ponto de chegada deste trajecto.