Pelos Trilhos de Portugal-Reserva Natural do Paul de Arzila, Montemor-o-Velho

Pelos Trilhos de Portugal-Reserva Natural do Paul de Arzila, Montemor-o-Velho
Caimão-comum (Porphyrio porphyrio), fotografia cedida pelo ICNF

A Reserva Natural do Paul de Arzila em Montemor-o-Velho possui um circuito com cerca de três quilómetros. Água é fonte de vida e podemos confirmar isso mesmo ao percorrer esta deslumbrante reserva natural.

As características únicas do local, derivadas da abundância de água, criaram as condições ideias para uma flora muito diversificada que, por sua vez, atrai ao local várias espécies de aves tanto permanentes como migratórias.

Este circuito destaca-se pela sua utilização ligada ao birdwatching, actividade de observação de aves em habitat natural, que atrai cada vez mais praticantes. A garça-vermelha, escolhida para símbolo da Reserva, é uma das espécies que nidifica nestes terrenos pantanosos.

A reserva foi criada com o objectivo de proteger esta área de grande importância ambiental e reconhecida internacionalmente pelo seu enorme valor no campo da biodiversidade. Percorrer este espaço exige responsabilidade e atitudes cuidadosas, de modo a não perturbar a vida animal, nem danificar os seus ecossistemas.