Pelos Trilhos de Portugal-Reserva Natural do Paul do Boquilobo, Golegã

Pelos Trilhos de Portugal-Reserva Natural do Paul do Boquilobo, Golegã

O circuito inserido na Reserva Natural do Paul do Boquilobo tem como objectivo dar a conhecer aos visitantes esta área protegida e os animais que aqui vivem.

Com aproximadamente dez quilómetros, o trajecto tem início na Rua João Veiga, junto à estação de comboios.

O caminho começa numa estrada paralela à linha de ferro, seguindo por uma zona de montado e eucalipto até encontrar o ponto mais alto do percurso. Aqui, os pedestres podem fazer uma pausa e contemplar a vista panorâmica sobre as planícies do Tejo e as povoações que o envolvem o Rio.

Avançando por um trilho rodeado de terrenos agrícolas, arbustos, plantas e ervas, os pedestres chegam a uma passagem que dá acesso ao interior da Reserva Natural.

A partir deste ponto podem ser observados o rio Almonda, salgueiros, freixos e choupos que servem de abrigo para mais de 200 espécies de aves e mais de 60 espécies registadas de peixes, répteis, anfíbios e mamíferos.

A saída da reserva é feita pelo mesmo ponto onde se entra, seguindo pelo mesmo caminho que se fez anteriormente até aqui.

A utilização deste percurso é desaconselhada durante a época de caça. Para além disso, o mesmo pode estar interdito na altura do Inverno devido a zonas alagadas.