Pelos Trilhos de Portugal-Ribeirinha, Horta

Pelos Trilhos de Portugal-Ribeirinha, Horta

Com um pouco mais de oito quilómetros de distância, o percurso da Ribeirinha percorre a freguesia da Ribeirinha, atravessando a Lomba Grande e a Graben de Pedro Miguel, pontos importantes na gestão de espécies e habitats.

O percurso tem início no centro da freguesia, onde podem ser encontradas as ruínas da Igreja de São Mateus. O caminho segue em direcção ao Porto da Boca da Ribeira, onde existem algumas infraestruturas de lazer, balneários e um parque de merendas.

Atravessando uma mata onde podem ser encontradas espécies como a criptoméria, a urze e o cedro-do-mato, os pedestres chegam ao Farol da Ribeirinha, construído em 1919.

Já no Miradouro da Ribeirinha, os visitantes podem fazer uma pausa e admirar a paisagem que este local oferece.

Atravessando terrenos agrícolas e de pastorícia, é possível encontrar um pequeno desvio que dá acesso ao Miradouro das Pedras Negras. A partir deste ponto começa o caminho de regresso, passando pela Lomba Grande.

A Ilha do Faial possui outros percursos pedestres, com diferentes distâncias, que permitem que visitantes e moradores locais conheçam um pouco mais das paisagens e património que esta região tem para oferecer.