Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Cereja, Fundão

Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Cereja, Fundão

A Rota da Cereja desenvolve-se ao longo da encosta da Serra da Gardunha na aldeia da Alcongosta, no concelho do Fundão. Esta região, conhecida pela sua produção de Cereja e pelo artesanato, apresenta um vasto património cultural e natural a quem a visita.

O trilho começa junto à Capela de São Sebastião com a travessia de uma zona de pinheiro-bravo. No decorrer do caminho, a passagem por alguns miradouros permite que os visitantes tenham acesso a uma vista panorâmica sobre os vales repletos de pomares de cerejeiras.

Dentro da aldeia, os visitantes encontram algumas lojas de artesanato, onde podem aprender sobre cestaria e adquirir alguns produtos da região. Para além disso, pode ainda visitar a Igreja Matriz, que possui características da Arte Clássica e do Barroco e as Capelas de Santa Bárbara e do Espírito Santo.

Este trilho com cerca de dez quilómetros percorre caminhos rurais, tradicionais e de montanha e pode ser executado ao longo de todo o ano. No entanto, aconselha-se a visita nos meses de Abril e Maio, altura da floração das cerejeiras.