Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Serra, Grândola

Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Serra, Grândola

A Rota da Serra, em Grândola, apresenta-se como o primeiro percurso sinalizado em Portugal em 1997. Inserido na Serra de Grândola, este percurso é ideal para a realização de outras actividades de lazer e para a prática de exercício físico.

Com início junto ao Jardim Dr. Jacinto Nunes, em frente à Câmara Municipal de Grândola, os pedestres são guiados ao longo de 20 quilómetros por caminhos de terra batida que envolvem a região.

O caminho começa tendo a Praça Marquês de Pombal como primeiro ponto de paragem. Aqui, pode ser visitada uma igreja do século XV, antes de seguir rumo até à antiga central eléctrica.

Encaminhados pela Serra de Grândola, os visitantes atravessam um olival secular e uma fonte, rodeada por um jardim de urzes, medronheiros, giestas, folhado, sobreiros e oliveiras, até chegar ao Outeiro dos Píncaros.

Continuando o percurso, pode ouvir-se o cantar de chapins, melros, piscos, cartaxos, rolas e pombos que procuram abrigo no sub-bosque que o trilho acompanha. Vivem ainda neste local algumas aves de rapina como a águia-cobreira e a águia-de-asa-redonda, o mocho galego, a coruja das torres e a coruja do mato.

Por fim, subimos à Ermida da Senhora da Penha, onde pode ser avistada Grândola, local para onde os pedestres se dirigem até chegar novamente ao ponto de partida.