Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Villa do Monte da Chaminé, Ferreira do Alentejo

Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Villa do Monte da Chaminé, Ferreira do Alentejo
Fotografia cedida pelo Município de Ferreira do Alentejo

A Rota da Villa do Monte da Chaminé é um percurso pedestres com cerca de 12,5 quilómetros que percorre os caminhos da freguesia de Ferreira do Alentejo.

A Praça Comendador Infantes Passanha apresenta-se como ponto de partida deste itinerário, no entanto, antes de começar, os pedestres podem aproveitar para visitar a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

O principal ponto de interesse deste trajecto é o Monte da Chaminé. Aqui pode ser feito um desvio para visitar a Estação Arqueológica do Monte da Chaminé, onde se encontra uma vila romana datada do século I a.C.

Durante todo o percurso predomina a plantação de árvores como o pinheiro-manso e bravo, o sobreiro, a azinheira e oliveira, salgueiros e choupos. Entre estas árvores podem ser encontradas algumas espécies de aves e mamíferos, entre os quais a lontra, rato-do-campo, raposa, texugo, musaranho, coelho bravo, o javali, a carriça, a tarambola-dourada, o pisco-de-peito-azul, galinha-de-água, peneireiro-cinzento, águia-de-asa-redonda, garça-real e cegonha-branca.

Para além do que pode ser conhecido durante o trajecto, os pedestres são ainda convidados a visitar outros pontos de interesse, como a Capela do Calvário, classificada como Imóvel de Interesse Público, a Igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, datada do século XVII e a Igreja da Misericórdia, construída no século XVI.