Pelos Trilhos de Portugal-Rota das Conheiras, Proença-a-Nova

Pelos Trilhos de Portugal-Rota das Conheiras, Proença-a-Nova

A Rota das Conheiras é um trilho com 14,5 quilómetros de extensão no concelho de Proença-a-Nova.

Com ponto de partida marcado em Sobral Fernando, o percurso leva-nos em direção à Sobreira Formosa onde, entre caminhos de terra e pequenas hortas e olivais, é possível observar a primeira conheira. Estas escombreiras formadas por amontoados de seixos marcam a extração do ouro nesta região nas épocas romana e medieval e podem ser observadas no decorrer do Rio Ocreza.

O itinerário continua em direção a um pinhal onde é possível admirar as aldeias de Sobral Fernando e Foz do Cobrão. Seguindo o trilho junto à Ribeira da Sarzedinha podem ser contemplados o Açude e a Azenha do Vale das Pedras.

Junto à Ribeira, na altura da Primavera podem ser observadas lontras nos seus rituais de acasalamento, bem como garças cinzentas, patos bravos e corvos marinhos. O caminho continua de volta para o ponto de partida.

Para além das conheiras e da Azenha do Vale das Pedras, um pequeno desvio no caminho marcado permite que os visitantes conheçam a S’la Velha, uma povoação abandonada na margem da Ribeira de Fróia.