Pelos Trilhos de Portugal-Rota das Padeiras,Ílhavo

Pelos Trilhos de Portugal-Rota das Padeiras,Ílhavo

A Rota das Padeiras é um trilho pedestre localizado no concelho de Ílhavo, na margem direita do Rio Boco e com áreas inseridas na “Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro” (ZPE). Com cerca de 6 quilómetros e uma duração média de duas horas, este trilho percorre caminhos urbanos e de natureza, dando a conhecer ao pedestre as tradições do concelho.

As áreas de sapal, caniçal e de Bocage, associadas às áreas agrícolas, presentes no decorrer do trilho, são essências para garantir a alimentação e reprodução das diversas espécies de aves que a ZPE alberga.

Com um total de 173 espécies protegidas neste local, ao longo do percurso podem ser encontradas aves como o Alfaiate, a Negrola, O Borrelho-grande-de-coleira, o Borrelho-de-coleira interrompida e a Garça vermelha.

Os carvalhos, sobreiros, castanheiros e o pilriteiro que protegem o trajeto são espécies comuns na flora do local.

A gastronomia, por outro lado, apresenta-se também como um ponto de interesse deste percurso. Associada à moagem dos cereais, a produção das Padas e Folares de Vale de Ílhavo permite que o pedestre tenha contacto com as tradições seculares do concelho.

Apesar do número de padeiras tradicionais, ser nos dias que correm, bastante restrito, a sua imagem ficou imortalizada pela estátua em sua homenagem, no Largo da Padeira, onde este percurso começa e acaba.