Pelos Trilhos de Portugal-Rota do Pão de Mafra, Mafra

Pelos Trilhos de Portugal-Rota do Pão de Mafra, Mafra

Com o objectivo de dar a conhecer a origem do Pão Saloio, ou Pão de Mafra como também é conhecido, foi traçado um percurso circular a que se deu o nome de Rota do Pão de Mafra.

Com início no Mercado da Encarnação, este percurso percorre um pouco mais de dez quilómetros das freguesias da Encarnação e Santo Isidoro. A pé ou de bicicleta os pedestres são guiados através de alguns terrenos agrícolas, podendo observar matas, vales e a praia da Calada no seu decorrer.

Existem ainda alguns pontos de interesse neste trajecto, como é exemplo a Capela de São Domingos, construída no Século XVII, o Coreto da Encarnação, construído em 1938, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, classificada como Imóvel de Interesse Público, a Capela de Santo António, a Quinta dos Machados, a Quinta de Santo António e o Bairro dos Ilhéus.

Esta rota está inserida numa rede de nove percursos a que se dá o nome de Trilhos de Mafra. Estes, á semelhança da Rota do Pão, dão a conhecer um pouco da história e cultura local.