Pelos Trilhos de Portugal-Rota dos Bernardos, Alcanena

Pelos Trilhos de Portugal-Rota dos Bernardos, Alcanena

A Rota dos Bernardos percorre quase seis quilómetros de áreas urbanas, agrícolas e florestais da vila de Alcanena, tendo como ponto de partida e chegada o Largo João da Silva Louro na freguesia de Espinheiro.

Aliado à prática de exercício físico e estilos de vida mais saudáveis, este percurso pretende que visitantes e moradores locais conheçam as lendas e tradições da região e contemplem o vasto património natural, histórico e edificado da freguesia.

Alguns dos pontos de interesse por onde passam são o Parque do Rio dos Cantos, as Matas Milenares de Pernes, a Fonte dos Namorados e o Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro.

Este circuito apresenta-se como uma homenagem ao poeta e dramaturgo Bernardo Santareno, um dos maiores dramaturgos portugueses do século XX, e a São Bernardo, o santo mais antigo da paróquia local.

O Município de Alcanena possui outro percurso pedestre, a que se dá o nome de Olhos de Água do Alviela, desenvolvido ao longo de dois quilómetros no Complexo das Nascentes do Alviela.