Pelos Trilhos de Portugal-Rota dos Museus, Mira

Pelos Trilhos de Portugal-Rota dos Museus, Mira

A Rota dos Museus, incluída na Rede Municipal de Percursos Pedestre de Mira, é um trilho de pequena rota que permite os seus visitantes conhecer o património cultural e ambiental do concelho.

Sendo este um percurso linear e bidirecional, o pedestre pode escolher o ponto de partida que mais lhe convém. Posto isto, o trilho pode iniciar-se no Núcleo Museológico em Gândara ou no Clube Náutico na Praia de Mira.

O itinerário conta com pouco mais de 10 quilómetros e desenvolve-se ao longo de caminhos rurais, passeios e pela pista ciclo-pedonal. Permite ainda observar campos agrícolas e terrenos florestais.

Entre Pinheiros-bravos, Pinheiros-mansos, Eucaliptos e Acácios, o pedestre passa por vários pontos de interesse do concelho, entre os quais o próprio Núcleo Museológico, as dunas e pinhais de Mira, a Capelinha da Nossa Senhora da Conceição, a Estatua do Pescador, o Museu Etnográfico e o Clube Náutico de Mira.

Sendo a Praia de Mira terra dos pescadores, vários destes pontos remetem-nos para esta atividade económica, desenvolvida ao longo dos anos no concelho. Para além disso, esta praia é reconhecida desde 1987 com a Bandeira Azul.