Pelos Trilhos de Portugal-Rota dos Povoados, Ansião

Pelos Trilhos de Portugal-Rota dos Povoados, Ansião

Ansião é uma vila portuguesa do distrito de Leiria com uma grande ligação ao artesanato e à produção de produtos regionais. Aqui destacam-se a tecelagem e a cestaria, assim como, a aguardente de medronho, doces e compotas, queijo fresco, azeite e mel da Serras de Sicó.

Esta região do centro de Portugal é ainda berço de um grande património religioso e civil. Para dar a conhecer a sua história e cultura aos que visitam e vivem neste Município, foi criada uma rede de percursos pedestres que passam por vários dos pontos de interesse da região.

A Rota dos Povoados,com cerca de 20 quilómetros de extensão, percorre os caminhos urbanos e rurais da região. Este percurso circular tem como ponto de partida e chegada a Igreja Matriz de Ansião.

O itinerário decorre entre as freguesias de Ansião, Pessegueiro e Casal Novo e permite que os seus visitantes tenham a oportunidade de conhecer a Capela de Nossa Senhora do Pranto, a Ponte do Marquinho, a Ponte da Cal e o Ponto de Turismo e Loja de Produtos de Sicó.