Pelos Trilhos de Portugal-Roteiro da Água, Caldas da Rainha
O Roteiro da Água estende-se por cerca de 10 quilómetros, ao longo dos quais, demonstra a importância da água na fundação e na história da cidade das Caldas da Rainha. O percurso atravessa as termas, os chafarizes, o lago do Parque e a Lagoa de Óbidos.
O Hospital Termal das Caldas da Rainha, fundado em 1485 pela Rainha D. Leonor, é o mais antigo, tendo mais de cinco séculos de existência. Aberto durante todo o ano, o Hospital Termal tem um museu onde se pode ver o espólio patrimonial reunido ao longo dos séculos. A actual estrutura, datada de finais do século XIX, é um exemplo arquitectónico que vale a pena visitar.
Percorremos também o interior do Parque Dom Carlos I, um espaço de influência romântica, cujo ex-libris é o seu magnifico lago. Este local foi criado para usufruto dos utentes das termas e celebra uma época dourada, encontrando-se repleto de esculturas.
O caminho passa pelos chafarizes da Estrada da Foz, da Rua Nova e das 5 Bicas, estes sugiram no século XVIII por via de uma reforma da rede de abastecimento de água promovida por Dom João V. O Parque da Mata ainda conserva o antigo aqueduto que abastecia os chafarizes, a sua envolvência natural é fantástica e por perto o belo Jardim da Água é outro local de visita obrigatória.
O percurso leva-nos até à Lagoa de Óbidos, local onde a biodiversidade presente se destaca e que se separa apenas por dunas da bela praia da Foz do Arelho.