Pelos Trilhos de Portugal-São João das Arribas, Miranda do Douro

Pelos Trilhos de Portugal-São João das Arribas, Miranda do Douro

O Trilho de São João das Arribas, integrado na rede de percursos do Parque Natural do Douro Internacional, é um percurso de pequena rota que percorre caminhos rurais e de montanha da região.

Com cerca de 19 quilómetros de extensão, o itinerário começa na Sé de Miranda do Douro em direcção ao Vale da Águia. Aqui, segue através de uma estrada municipal até Aldeia Nova, e então até à Capela de São João das Arribas. A partir deste ponto começa o caminho de regresso, novamente até ao ponto de partida.

Este percurso permite que os visitantes desta cidade conheçam diversos pontos de interesse histórico e cultural da zona.

Para além disso, as encostas do Parque Natural albergam uma grande variedade de espécies de animais, entre os quais raposas, javalis, Abutre-do-Egipto, Grifo, Cegonha-preta, Águia-Real, Bufo-Real, entre outros.

Acabando o percurso, existem alguns pontos de interesse dentro da própria cidade, que podem ser visitados por quem chega e por quem lá vive. Aqui destaca-se a Rua da Costanilha e o Museu Terras de Miranda.