Pelos Trilhos de Portugal-Serra Branca, Santa Cruz da Graciosa

Pelos Trilhos de Portugal-Serra Branca, Santa Cruz da Graciosa

O percurso linear da Serra Branca percorre, durante aproximadamente nove quilómetros, a Ilha da Graciosa no sentido oeste a este. Este trajecto tem início na Serra Branca, mais precisamente no Pico da Caldeirinha, junto do Parque Eólico.

O caminho começa contornando o cone vulcânico que se encontra junto ao ponto de partida. Posto isto, os pedestres seguem na direcção este,  até chegar aos antigos reservatórios de água.

Durante todo o itinerário os visitantes são convidados a conhecer várias estruturas vulcânicas, características do Arquipélago dos Açores, as suas casas típicas e algumas espécies de árvores.

Chegando a uma lagoa o percurso leva os pedestres até beira mar, passando por alguns moinhos típicos da zona. O percurso termina no Porto da Praia, onde podem aproveitar para observar o ilhéu da praia.

Á semelhança das restantes ilhas do arquipélago, os percursos pedestres que se encontram na Graciosa inserem-se num Parque Natural, que ajuda a preservar a biodiversidade e os seus habitats naturais.