Pelos Trilhos de Portugal-Serra do Topo, Calheta

Pelos Trilhos de Portugal-Serra do Topo, Calheta
Fotografia por Nuno Mendonça

O percurso pedestre da Serra do Topo, no concelho da Calheta, percorre durante dez quilómetros alguns dos pontos de interesse da Ilha de São Jorge.

Com início na Serra do Topo, o trilho segue por um caminho em terra batida, onde podemos encontrar várias espécies de flora como a urze, o cedro-do mato e o azevinho. Por sua vez, estas são abrigo para algumas aves como o maçarico galego, a estrelinha e o milhafre.

O caminho continua passando pela Caldeira de Cima e pela ponte da Tia Júlia. Aqui um pequeno desvia no trilho leva até à Cascata Pequena.

Atravessado o Santuário do Senhor Santo Cristo e o Centro de Interpretação Ambiental, os pedestres são encaminhados até à Lagoa de Santo Cristo, classificada como Paisagem Protegida. Este local é outro dos  pontos de interesse deste percurso e um importante habitat para várias espécies de aves residentes e migratórias.

Depois os pedestres atravessam a Fajã dos Tijolos e do Belo, até chegar à Fajã das Cubres, onde o percurso termina junto à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

A Fajã de Cubres, classificada como Sítio de Importância Internacional pela Convenção de Ramsa, é habitat para várias espécies de aves que aqui param ao longo de todo o ano.