Pelos Trilhos de Portugal-Sete Vales Suspensos, Lagoa

Pelos Trilhos de Portugal-Sete Vales Suspensos, Lagoa

O percurso “Sete Vales Suspensos”, no concelho de Lagoa, apresenta-se com um formato linear de ida e volta possuindo, assim, aproximadamente 11,4 quilómetros de extensão percorridos através de caminhos rurais e naturais da região.

A Praia de Vale Centeanes assume-se como ponto de partida, enquanto a Praia da Marinha o ponto de chegada, no entanto, os pedestres podem começar onde for mais conveniente.

O nome deste percurso deriva das sete linhas de água que no decorrer dos tempos formaram pequenos vales ao longo da arriba costeira.

Aqui predomina a vegetação arbustiva como aroeira, zimbro e carrasco, podendo ainda observar-se algumas aves como gaivotas, corvos-marinhos ou pombos.

Ao longo do caminho podem encontrar-se alguns miradouros, em que os pedestres podem aproveitar para descansar e admirar as vistas sobre a costa algarvia. Este percurso possui um grande valor geomorfológico e paisagístico.

Ao percorrer algumas das praias da região os pedestres podem aproveitar para descansar, apanhar um pouco de sol, ou dar um mergulho.