Pelos Trilhos de Portugal-Terras de Barro, Cuba

Pelos Trilhos de Portugal-Terras de Barro, Cuba

Com início marcado no Parque António Manuel de Castro, no concelho de Cuba, o percurso pedestre “Terras de Barro” guia os seus visitantes pelos caminhos rurais e urbanos da região.

Atravessando terrenos agrícolas onde predominam as culturas de vinha, oliveira e cereais, este itinerário desdobra-se ao longo de quase 15 quilómetros, em direcção ao Monumento ao Cante.

Atravessando a Rotunda do Alvito e então o Bairro Rossio de São Braz, os pedestres chegam à Igreja de Nossa Senhora da Rocha.

 O caminho continua até à Quinta dos Álamos, onde pode ser deslumbrada a aldeia de Faro do Alentejo e, posteriormente, encontra um ponto onde pode contemplar uma incrível vista panorâmica sobre a vila de Cuba.

O caminho de regresso faz-se entre terrenos agrícolas, passando pelo Jardim da Piscina e pela Igreja de São Sebastião até chegar ao parque onde começou este percurso.

O concelho de Cuba possui outros trajectos inseridos no Parque António Manuel de Casto, um projecto a que deu nome de “Percursos Pedestres Urbanos”. Estes aliam a actividade física à paisagem natural e urbana de que o concelho está dotado.