Pelos Trilhos de Portugal-Trilho Ambiental do Castelejo, Vila do Bispo

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho Ambiental do Castelejo, Vila do Bispo

O Trilho Ambiental do Castelejo, em Vila do Bispo, integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Rede Natura 2000, oferecendo aos seus pedestres o contacto directo com a natureza.

Com 3,5 quilómetros de extensão, este trajecto tem início no parque de merendas do Castelejo e  começa por percorrer uma zona de pinhal.

Depois, o trilho ruma a um ribeiro, onde os pedestres podem aproveitar para conhecer os vários habitats que existem nesta região, bem como a sua vegetação. A partir daqui começa o caminho de regresso ao ponto de partida. No decorrer deste trilho, os pedestres têm acesso a alguns pontos que proporcionam uma vista panorâmica sobre a região, destacando-se a Praia do Castelejo.

O pica-pau-malhado, o gaio, o chapim-real, o javali, a raposa e o coelho bravo são algumas das espécies que podem ser observadas durante o percurso. Aqui predominam as espécies arbustivas como o tojo-do-sul, a aroeira, a esteva a roselha-grande, o sargaço, o rosmaninho, o medronheiro, entre outras.