Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Azenha da Ordem, Serpa

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Azenha da Ordem, Serpa
Fotografia: Município de Serpa

O Trilho da Azenha da Ordem percorre durante cerca de 13 quilómetros os caminhos urbanos e rurais do concelho de Serpa, permitindo que os seus pedestres conheçam o grande património natural e rural que a envolve.

O trajecto tem início no Largo Catarina Eufémia, seguindo em direcção ao Monte da Caldeira e ao Monde da Repoila. Atravessando as Hortas do Lala e do José Garcia, agora abandonadas, pode avistar-se o Rio Guadiana.

Chegando às margens do Rio os pedestres são convidados a conhecer a Azenha da Ordem, ainda num bom estado de conservação. As azenhas apresentam-se como um importante ponto de interesse do concelho, uma vez que era aqui que se transformavam os cereais em farinha, até aos anos 60 do século XX.

Saindo deste local, o trilho atravessa o Monte das Melrinas e o Monte do Gago até chegar novamente aos terrenos agrícolas. Segue pela Eira de São Pedro, antes de guiar os seus pedestres novamente até ao ponto de partida.

Para além dos terrenos agrícolas, podem ser observados durante todo o percurso os montados de sobreiros e azinho, bem como as plantações de oliveiras.