Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Baleia Verde, Pombal

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Baleia Verde, Pombal

A Mata Nacional do Urso é uma das maiores florestas da Região Centro e assume-se como uma extensão do Pinhal de Leiria. A plantação inicial desta mancha florestal fez-se durante o século XIII, a mando de D. Afonso III.

Em plena mata podemos ainda encontrar a Praia Osso de Baleia e a Lagoa dos Linhos.

Este local permite que os seus visitantes desfrutem do espaço e percorram dois percursos pedestres: o Trilho da Lagoa de São José, que conta com cerca de 2,5 quilómetros e o Trilho da Baleia Verde que tem cerca de quatro quilómetros.

O Trilho da Baleia Verde apresenta-se como um percurso circular de pequena rota e tem como ponto de partida e chegada o Parque de Merendas da Praia Osso de Baleia.

Este percurso desdobra-se por entre pinhais  repeltos de líquenes, urze e silvas. A mata é abrigo para um grande leque de espécies animais, destacando-se o coelho bravo, a raposa, a perdiz, o melro, o gaio e rolas.

Para além destes dois percursos que ajudam a conhecer um pouco melhor esta área florestal, o concelho de Pombal possui vários pontos de interesse que nos levam a descobrir a cidade e a sua cultura.