Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Berlenga, Peniche

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Berlenga, Peniche

O arquipélago das Berlengas, localizado perto do Cabo Carvoeiro, é constituído por um conjunto de pequenas ilhas, distribuídas por três grupos: as Ilhas da Berlenga, Ilhas Estelas e Farilhões. 

Para que os seus visitantes possam conhecer as ilhas, bem como a fauna e flora das mesmas, estas estão dotadas de dois percursos pedestres: o Trilho da Berlenga, um percurso linear com cerca de três quilómetros e o Trilho Ilha Velha, um percurso circular com 1.5 quilómetros.

Para além disso, os seus visitantes podem ainda fazer um percurso marítimo, a que se dá o nome de Trilho das Grutas e que permite que os visitantes conheçam o Carreiro da Inês, Flandres, o Forte de São João Baptista, a Gruta Azul, o Furado Grande e a Cova do Sono.

O Trilho das Berlengas pode ser iniciado tanto no Bairro dos Pescadores, um bairro construído em 1941 que abriga a comunidade piscatória instalada nesta ilha, como no Forte de São João Baptista, uma edificação do século XVII. 

O percurso atravessa ainda o Planalto do Farol e permite que os seus pedestres realizem visitas às grutas que esta ilha possui. 

Em 1981 este arquipélago foi classificado como Reserva Natural e em 1998 foi nomeado como a Reserva Natural das Berlengas. Esta área protegida conta com um total de 9.541 hectares, possuí uma reserva marítima e uma Zona de Protecção para Aves Selvagens e integra a Rede Natura 2000.