Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Fóia, Monchique

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Fóia, Monchique

Conhecido pela sua proximidade com o mar, o concelho de Monchique é berço de um grande património natural e cultural. Para que os seus visitantes possam conhecer melhor região, foram criados uma série de percursos pedestres.

Inserido na Rede Natura 2000 o Trilho da Fóia percorre, ao longo de sete quilómetros, os caminhos rurais e naturais do ponto mais alto da Serra de Monchique, a Fóia.

Por todo o percurso predominam o tojo-do-sul, a urze-branca, a adelfeira e o feto-do-monte, no entanto, podem ser observadas outras espécies arbóreas, entre as quais o sobreiro, o castanheiro e o pinheiro-bravo.

A águia-de-bonelli e o lagarto-de-água encontram-se nesta região, em conjunto com várias espécies de aves, répteis e anfíbios.

Para além dos percursos que o concelho tem para oferecer, os pedestres podem aproveitar para conhecer vários pontos emblemáticos da região. O Convento de Nossa Senhora do Desterro, fundado em 1631, o Pelourinho de Monchique e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída entre os séculos XV e XVI, são alguns dos exemplos do forte património da região.