Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Ilha de Tavira, Tavira
A Ilha de Tavira é um dos mais fantásticos locais do litoral algarvio, percorrer o trilho da ilha permite conhecer de perto todo o seu encanto e envolvência natural .
O acesso apenas pode ser feito de barco, através das estações de Quatro Águas ou do centro da cidade. O caminho até ao cais de Quatro Águas acompanha o rio Gilão e assume-se como um prefácio da beleza natural que a ilha possui, marcado por salinas e pequenos charcos habitados por aves.
O percurso circular é composto por cinco estações de observação, facilmente identificáveis e sinalizadas, cada uma das quais ligada às atraccões deste deslumbrante espaço.
Para percorrer este trilho tomamos os caminhos de mata de pinheiro manso. A ilha mostra agora o seu lado mais selvagem, mais puro e mais belo. O ar que por aqui se respira combina harmoniosamente o cheiro de mar com o aroma da área de pinhal próxima, as dunas invadidas de vegetação selvagem criaram uma barreira natural entre a praia e a pequena mata. O camaleão é a principal habitante da mata e uma das atrações do espaço, este pequeno reptil é uma espécie protegida que apenas existe no Algarve.
Ao chegar à zona oeste zona da ilha, encontramo-nos numa área classificada com Reserva Natural e extremamente importante do ponto de vista ecológico, devido à flora e avifauna que possui. A cegonha-branca e a andorinha-do-mar-anã encontram-se entre as espécies que se abrigam neste local.
O caminho termina junto à praia, marcada pelo seu areal imenso e pelas águas tranquilas e temperadas, que em tempos de calor convidam a um refrescante mergulho e a uns agradáveis momentos de lazer.