Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Ínsua do Crasto, Valença

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Ínsua do Crasto, Valença

O Trilho da ínsua do Crasto, em Valença, desdobra-se ao longo de caminhos rurais e de natureza da freguesia de Friestas, permitindo que os seus visitantes contemplem uma grande diversidade natural e conheçam um pouco da história da região.

Com quase 12 quilómetros de extensão, este percurso tem início na Igreja Matriz de Friestas e guia quem o percorre até às margens do Rio Minho.

 Aqui, por entre as margens do Rio, repletas de carvalhos e outras espécies de árvores, os pedestres podem contemplar alguns animais como o corvo marinho, gaivotas, o tordo, pegas-rabudas, o pisco-de-peito-ruivo e o papa-amoras.

O decorrer do percurso permite que os seus visitantes conheçam alguns pontos de interesse da localidade, como a Ponte Ferroviária, o Extremo da Ínsua do Crasto, a Quinta do Crasto, um monumento do século XVIII, a Galeria Ripícolas e o Cruzeiro do Adro Velho e Sarcófagos.

Para além disso, durante todo o trajecto pode ser admirada uma grande diversidade de flora, na qual predominam espécies como a angélica, o milefólio, o dente de leão, a camomila a fumaria, a eupatória, a salgueirinha, a branca-ursina, cenoura brava, entre outra plantas medicinais.