Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Pateira Ao Águeda, Águeda

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Pateira Ao Águeda, Águeda

O Trilho da Pateira ao Águeda é um percurso pedestre com cerca de 14 quilómetros, que decorre em caminhos rurais e florestais do concelho de Águeda. O itinerário que percorre as Uniões de freguesia de Óis da Ribeira e Travassô, e Recardães e Espinhel, permite unir não só as duas freguesias do concelho, mas as margens do lago da Pateira às margens do rio Águeda.

Com uma duração média de 4 horas, o trilho inicia e termina no Parque de lazer de Óis da Ribeira.

O percurso, abrigado por amieiros, freixos, carvalhos, loureiros, choupos e eucaliptos, desdobra-se ao longo de espaços naturais e seminaturais, pertencente a uma área inserida na Rede Natura 2000, o que permite a existência de uma grande diversidade biológica na zona.

Sendo assim, ao longo do caminho, podem ser observadas espécies como a Garça-vermelha, o Milhafre-preto, a Águia-sapeira, a Águia-de-asa-redonda, o Guarda-rios, o Pernalonga, o Pato Bravo, o Galeiro, bem como uma grande comunidade de peixes, répteis, anfíbios, insetos, moluscos e mamíferos.

Para além desta diversidade de habitats, o pedestre encontrará ainda vários elementos ligados a atividades do passado e ao património histórico local, como são exemplo as bateiras (embarcações de madeira) ancoradas nas margens da lagoa.

Este local pode ser visitado ao longo de todo o ano, sendo que nos períodos mais chuvosos devem ser tomadas precauções, uma vez que parte do percurso passa por zonas inundáveis.