Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Peneda, Arcos de Valdevez

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Peneda, Arcos de Valdevez

O Trilho da Peneda é um percurso pedestre inserido no concelho de Arcos de Valdevez. Com um pouco mais de oito quilómetros de extensão, este trilho decorre ao longo da Serra da Peneda, atravessando a Aldeia da Peneda e Branda de Bouça dos Homens.

Com ponto de partida marcado na Igreja da Peneda, o trajecto guia-nos primeiro por um caminho de alcatrão e posteriormente por um antigo caminho, outrora feito pelos peregrinos em direcção à imagem da Senhora da Peneda.

O trajecto continua rumo a um pequeno lago artificial, conhecido como “Pântano”, em Chã do Monte. Esta pequena reserva de água, há alguns anos atrás, fornecia energia elétrica à aldeia.

O caminho de regresso faz-se passando pela Fraga da Meadinha, em direcção ao ponto de partida.

Recomenda-se que a realização deste percurso seja feita acompanhada de um guia, no entanto, se os seus utilizadores não o fizerem devem estar atentos às marcações, de forma a evitar que saiam do trilho marcado.

Para além deste trilho, os visitantes podem ainda aproveitar para conhecer o Santuário da Nossa Senhora da Peneda, que se encontra nesta região.

A Serra da Peneda integra o Parque Nacional da Peneda-Gerês, um parque florestal conhecido pelo seu vasto património natural.