Pelos Trilhos de Portugal-Trilho das Cangostas, Esposende

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho das Cangostas, Esposende

O Trilho das Cangostas,no concelho de Esposende, percorre cerca de 12 quilómetros de caminhos rurais da freguesia das Antas, permitindo que os seus visitantes conheçam a cultura e história local.

Com o ponto de partida no Parque de Merendas de Azevedo, este percurso percorre vários pontos de interesse da freguesia, como o Menir de Antas, a Igreja Paroquial de S. Paio de Antas, o Paul das Feiticeiras, o pé do cruzeiro da Capela de Nossa Senhora da Agra, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, entre outros.

Sendo a agricultura uma das principais actividades económicas, é possível observar alguns terrenos de cultivo no decorrer do percurso. Para além disso, podem ainda ser observadas algumas espécies de flora como o carvalho, o azevinho, o pinheiro e o eucalipto.

O nome deste trilho deriva de uma palavra utilizada no arcaísmo bracarense, que significa caminho pedestre estreito com trajecto irregular.

Para além deste percurso, o Município de Esposende possui vários trilhos inseridos ao longo de toda a região que os seus visitantes podem facilmente conhecer.