Pelos Trilhos de Portugal-Trilho de Dornes-Vigia do Zêzere, Ferreira do Zêzere
Não é só o património que é rico em Dornes, esta povoação situa-se numa pequena península banhada pelo Zêzere, a natureza ao seu redor é deslumbrante, assim como, as paisagens que avistamos sobre a localidade.
O percurso principia junto do posto de turismo da Aldeia de Dornes, estende-se por quase 20 quilómetros e encontra-se devidamente sinalizado.
Local de beleza idílica, Dornes está intimamente ligada à Ordem dos Templários, ainda antes de partir rumo aos caminhos florestais visite o seu interior. A torre pentagonal de origem templária é uma das atrações do local, foi edificada no século XIII para tornar Dornes um ponto estratégico nas linhas de defesa contra os Mouros.
Saindo de Dornes, o trilho parte em direção ao Vale de Serrão e contorna a Serra dos Agulhões. Ao subir vislumbramos paisagens soberbas sobre a península, cercada pelas águas do magnifico Zêzere e podemos ainda observar a albufeira de Castelo de Bode. Diz-se que estes caminhos eram percorridos pelos Templários, que daqui vigiavam a aldeia.
Ao atingir a aldeia de Rio Cimeiro, seguimos pelo caminho florestal para Peralfaia, de modo a iniciar o regresso. Umas peculiares formações rochosas vão surgindo pelo caminho, são os Penedos Amarelos.
A partir daqui é sempre a descer, podemos apanhar a estrada ou um trecho chamado Percurso da Biodiversidade, aconselha -se a segunda hipótese pois leva-nos até Dornes por magníficos caminhos repletos de pinheiros, castanheiros e medronheiros.