Pelos Trilhos de Portugal-Trilho de Ludares, Mangualde
Património histórico, marcas do passado rural e um contacto privilegiado com a natureza são motivos mais que suficientes para percorrer este sensacional roteiro.
O Trilho de Ludares estende-se ao longo de quase 16 quilómetros, com início e fim na Capela da Nossa Senhora da Esperança e possui sinalética para nos guiar ao longo do itinerário.
Quintela de Azurara, localidade onde iniciamos o percurso, é uma bonita aldeia e uma das mais antigas povoações do concelho de Mangualde. Descemos por caminhos rurais até encontrar a Ribeira de Ludares, as águas da ribeira possuem algumas quedas de água de grande beleza. Ao atravessar a ponte caminhamos em direcção à antiga povoação dos Moinhos do Coval, actualmente desabitada ,esta é um testemunho do passado rural das beiras.
O trajeto continua e passa por várias quintas. Numa dessas propriedades, a Quinta do Carril, encontramos uma sepultura antropomórfica, um tipo de sepultura escavada na rocha que era comum entre os séculos VI a XI.
Prosseguimos o nosso percurso por agradáveis trilhos, marcados pela ruralidade e pelo aroma da natureza que enche os nossos pulmões de ar puro. Antes do regresso a Quintela de Azurara ainda encontramos um abrigo de pastor e até uma antiga alminha.
Um pequeno desvio permite ir à pitoresca aldeia de Canelas observar uma janela manuelina. Por fim subimos a serra ladeados de vinhas e pomares em direção à Capela da Nossa Senhora da Esperança, onde terminamos esta fabulosa rota.