Pelos Trilhos de Portugal-Trilho de Mação, Mação

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho de Mação, Mação

Com aproximadamente 13 quilómetros, este percurso circular tem início junto ao Largo dos Bombeiros Voluntários de Mação. Apesar deste ser o ponto de partida marcado, os pedestres podem iniciar o trajecto no local que lhes for mais conveniente.

Saindo do Largo, os pedestres são dirigidos até ao Vale Perto, acompanhados por uma estrada florestal. Daqui são guiados até ao Bairro André Loja, passando pela Rua das Fábricas e pelas Casas da Ribeira.

O Cabeço da Cruz é o ponto alto dos pontos que este itinerário percorre. Uma vez que aqui, os pedestres podem usufruir da vista panorâmica que este local proporciona.

O caminho prolonga-se até à Avenida de São Miguel, seguindo uma estrada em direcção ao Cabouço, até chegar à Urbanização dos Atoleiros. Depois, rumamos  ao Vale da Gueifoa e posteriormente a Ventosa.

O regresso é feito passando pela Capela de Santo António, pela Ponte Romana sobre o Ribeiro de Mação e pela Capela do Calvário.

No que toca às espécies de árvores que podem ser encontradas no decorrer do caminho, predominam o pinheiro-bravo, o eucalipto, o sobreiro, a azinheira e a oliveira.