Pelos Trilhos de Portugal-Trilho de Rabo de Burro, Alfândega da Fé

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho de Rabo de Burro, Alfândega da Fé

O Trilho de Rabo de Burro é um percurso pedestre de pequena rota localizado em Alfândega da Fé, um concelho do distrito de Bragança. Este trajecto, com cerca de cinco quilómetros, possui um formato linear que percorre os caminhos da União de Freguesias de Gebelim e Soeima.

O itinerário começa em Soeima, uma aldeia localizada na encosta sul da Serra de Bornes. Com ponto de partida marcado no largo da aldeia, os visitantes podem encontrar de imediato uma fonte, a capela de Nossa Senhora do Rosário e um cruzeiro construído em 1940.

Sendo a castanha um dos principais produtos agrícolas da zona, os pedestres podem observar vários soutos de castanheiros no decorrer do caminho.

Descendo até à Ribeira de Rabo de Burro, podemos encontrar um moinho de água construído em 1953, que nos remete para a moagem dos cereais, especialmente do centeio. O caminho continua até à aldeia de Gebelim, onde o percurso termina.

Para além do Trilho de Rabo de Burro, Alfândega da Fé possui outros trajectos, o que permite que os seus visitantes possam conhecer um pouco mais do seu património natural e histórico.