Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Cabeço do Meio Dia, Caminha

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Cabeço do Meio Dia, Caminha

O Trilho do Cabeço do Meio Dia é um percurso pedestre com cerca de oito quilómetros, que percorre caminhos rurais e de natureza do concelho de Caminha, em Viana do Castelo.

Este percurso circular tem como ponto de partida a Capela de Santo Antão e segue, através de um trilho de pastores, em direcção a um abrigo de caçadores de lobo.

Chegando a este ponto, o caminho guia os seus pedestres até ao Ribeiro das Pombas, onde se pode contemplar o Moinho das Pombas de Baixo, o primeiro moinho do percurso. Continuando o caminho, não tarda até os visitantes encontrarem o Moinho Velho e posteriormente o Moinho Novo.

O trajecto continua até chegar ao Cabeço do Meio Dia, ponto ao qual este trilho deve o seu nome, local de onde podemos admirar uma vista panorâmica da Serra d’Arga. Daqui os pedestres seguem então até à Ponte de Porto Carro, onde encontram o Moinho de Baixo.

A partir deste ponto o trilho guia quem o percorre até ao Ribeiro da Arga, onde se pode contemplar o Moinho das Traves. O caminho continua em direção à capela de Santo Antão, passando ainda por vários moinhos e pelo Pontão do Lobo.

A vila de Caminha possui outros trilhos que os visitantes e moradores locais podem percorrer, assim como, um vasto património monumental e natural que se pode conhecer através dos mesmos.