Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Caminho dos Mortos, Monção

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Caminho dos Mortos, Monção

O Trilho do Caminho dos Mortos na freguesia de Merufe é um percurso pedestre com cerca de 13 quilómetros, inserido no concelho de Monção.

Com ponto de partida marcado na Capela do Senhor dos Passos, este trilho percorre os antigos caminhos por onde passavam os funerais que se dirigiam à Igreja Paroquial da freguesia, ainda antes da construção da rede rodoviária. Nesta altura os caixões eram transportados em carros de bois.

Este percurso atravessa a Serra da Anta, sendo que o cenário que o rodeia varia entre floresta e as margens dos rios e ribeiros que passam por esta localidade.

No decorrer do caminho os pedestres podem conhecer alguns pontos importantes da região, como o Momôa do Cotinho, um monumento funerário colectivo e local de culto, e a Igreja de Merufe.

Para além disso, esta freguesia possui algum património cultural e edificado, que os pedestres podem aproveitar para conhecer. É o caso da Sede da Junta de Freguesia, inaugurada em 1992, e as Capelas da Granja, de Sernados, do Arado, da Pica, de Santo André e Pias.

Este concelho de Viana do Castelo possui outros trilhos que permitem que os seus visitantes conheçam um pouco da cultura da região