Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Estreito, Oleiros

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Estreito, Oleiros

O Trilho do Estreito é um percurso circular com cerca de dez quilómetros que se desdobra ao longo da Ribeira de Pêro Beques e atravessa as localidades de Estreito, Retaxo, Ameixoeira e Roqueiro, do concelho de Oleiros.

Com início junto à Junta de Freguesia do Estreito, o itinerário decorre entre pinheiros, urze e medronheiro, assim como áreas tradicionais agrícolas, olivais e pomares.

Este percurso de pequena rota permite que o pedestre conheça alguns pontos de interesse da freguesia, como a Capela da Senhora da Penha, a fonte e Capela de São João, a Torre, o Cruzeiro da Ordem de Malta e o Casario Centenário de Xisto.

Para além disso, por percorrer os caminhos rurais da freguesia, este itinerário permite que os seus visitantes conheçam um pouco da cultura local e do património abrangido no decorrer do mesmo.

O Trilho do Estreito pode ser realizado ao longo de todo o ano, tendo que o pedestre ter em atenção o calor no Verão e o piso escorregadio no Inverno. Esta Rota pode ser realizada a pé ou em bicicleta.