Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Pernilongo, Alcochete

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Pernilongo, Alcochete

A salicultura representa uma das principais actividades económicas do concelho de Alcochete.

A Fundação das Salinas de Samouro é composta por uma área com cerca de 360 hectares e é berço para animais como o burro mirandês e aves estuarinas como o flamingo, a chilreta e o pernilongo. Estas aves são a principal razão dos nomes dos dois trilhos que podem ser percorridos neste local.

O Trilho do Pernilongo, inserido no seio deste complexo, permite que os seus visitantes observem um grande número de aves, principalmente na altura do Verão.

A realização deste trilho serve para aprender um pouco sobre as técnicas utilizadas na extracção do sal. Este itinerário percorre  cerca de oito quilómetros da extensão total dos trilhos inseridos nesta área.

O Trilho dos Flamingos é outro percurso circular inserido nesta rede e conta com aproximadamente cinco quilómetros de extensão. Os objectivos são os mesmos, no entanto, existem algumas variações no trajecto percorrido.

Estes percursos podem ser realizados com recurso a um guia. As visitas devem ter um número mínimo de 10 pessoas e realizam-se ao fim de semana, sendo que as marcações devem ser feitas até à sexta-feira anterior ao passeio.