Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Vale Escuro, Paredes de Coura

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho do Vale Escuro, Paredes de Coura

Paredes de Coura é um concelho inserido no distrito de Viana do Castelo, com um vasto Património Cultural e Natural, que os seus habitantes e turistas podem facilmente conhecer através dos vários trilhos que envolvem esta região.

O Trilho do Vale Escuro é um percurso circular de pequena rota, que decorre ao longo de sete quilómetros, por caminhos rurais e de natureza nas freguesias de Parada e Padornelo.

Com início marcado na Igreja de Cenoi em Parada, o trilho guia quem o percorre até à Cova do Lobo, onde através de um caminho de terra segue até à ermida de S. Tiago.

Localizado no cimo de um monte, este local permite que os pedestres possam contemplar uma vista panorâmica sobre o concelho de Paredes de Coura.

O caminho continua por entre um bosque de carvalhos, passando por um pequeno riacho em direcção ao Vale do Escuro. Situado a 767 metros de altitude este ponto permite que os seus visitantes façam uma pausa e contemplem pequenos bosques, terrenos de cultivo e áreas descampadas destinadas à pastagem.

.