Pelos Trilhos de Portugal- Trilho do Vouga, São Pedro do Sul

Pelos Trilhos de Portugal- Trilho do Vouga, São Pedro do Sul

O Trilho do Vouga remete para a importância que a água sempre teve em São Pedro do Sul, tanto a água do leito do Vouga, como as águas termais da localidade. É um pequeno trajecto em extensão, mas enorme na riqueza patrimonial que oferece.

Esta pequena rota possui orientação circular, percorre cerca de 7 quilómetros e tem início e fim na estância Termal de São Pedro do Sul. Todo o percurso está devidamente sinalizado e é fácil de completar.

As Termas de São Pedro do Sul são as maiores do nosso país e das maiores e melhores da Europa, as ruínas do antigo balneário romano estão classificadas como Monumento Nacional desde 1938.

Após atravessar a ponte das termas, o caminho segue ao longo da margem direita do rio Vouga. Rumamos em direcção à Quinta do Valgode, ao seguir o traçado passamos junto à  localidade de Ferreiros. O caminho mostra-se deslumbrante, sempre ladeado pela flora autóctone e acompanhado de perto pelo Vouga.

Ao chegar junto da Quinta do Valgode, temos de passar para a outra margem do rio de modo a entrar no espaço. Na quinta podemos observar as estufas para produção de ananás que fazem uso das nascentes termais, estas brotam a uma temperatura superior a 50°C e permitem o cultivo deste fruto tropical.

O caminho segue tranquilamente junto ao Vouga, antes do regresso às termas ainda passamos por mais um testemunho da importância desta região no passado, um antigo troço de estrada romana.