Pelos Trilhos de Portugal-Trilho dos Capuchos, Sintra

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho dos Capuchos, Sintra

Classificada como Património Mundial pela UNESCO, a Serra de Sintra, inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais, é o local ideal para a realização de actividade desportivas e de lazer.

O trilho dos Capuchos, integrado neste parque, percorre aproximadamente nove quilómetros de caminhos rurais e florestais da região.

Com início marcado na Barragem do Rio Mula, este itinerário permite que os seus pedestres conheçam o Convento dos Capuchos, um edifício do ano de 1560, o monumento em Memória dos Soldados e o Miradouro da Pedra Amarela.

Outro aspeto predominante é a grande diversidade de espécies de fauna e flora que podem ser aqui encontrados. O trilho desenvolve-se sempre abrigado por árvores como o azevinho, o carvalho, a acácia, o carrasco, o cedro do buço, o eucalipto, o medronheiro, o pinheiro, o pitósporo, o sobreiro e o zambujeiro.

A flora envolvente abriga alguns animais como o sardão, o lagarto-de-água, a víbora-cornuda e a salamandra, a águia-de-bonelli, a águia-de-asa-redonda a coruja-do-mato, o gavião e o peneiro comum e a raposa.

Apesar deste percurso poder ser efectuado durante todo o ano, recomenda-se a sua realização na altura da Primavera quando a vegetação esta em flor.