Pelos Trilhos de Portugal-Trilho dos Moinhos,Castro Daire
A natureza mostra todo seu esplendor ao longo desta pequena rota, as paisagens oferecidas pela elevada altitude do percurso são fantásticas e os moinhos de cascata coroam uma experiência inesquecível.
O trilho dos moinhos é circular, possui cerca de seis quilómetros e encontra-se devidamente assinalado.
Um pequeno largo junto da estrada nacional 225 é o ponto de partida, seguimos por trilhos rurais até chegar a um caminho municipal que leva à ponte da Dorninha. Junto da ponte deparamo-nos com o Poço Negro, umas belas quedas de água presentes no ribeiro de Mós.
A rota continua sempre acompanhada pela beleza deste território, em breve chegamos aos moinhos em cascata, estas antigas estruturas aproveitavam a força das cascatas para a moagem dos cereais.
O caminho faz-se agora até à cascata da Tojosa, as maiores quedas de água existentes na rota, um local que encanta pela envolvência e beleza natural.
Continuamos pelo itinerário assinalado, apreciamos campos agrícolas com canastros típicos e passamos por outro moinho, até rumar em direcção à localidade de Eiriz, uma aldeia típica beirã.
A estrada municipal leva de volta ao largo onde o percurso tem agora fim, a experiência foi magnifica e recheada de momentos de grande prazer.