Pelos Trilhos de Portugal-Trilho dos Três Rios, Albergaria-a-Velha

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho dos Três Rios, Albergaria-a-Velha

O Trilho dos Três Rios, no concelho de Albergaria-a-Velha, é um circuito pedestre de caminhos naturais e rurais da freguesia de Ribeira de Fráguas.

O trajeto, acompanhado pela Ribeira da Felgueira, também conhecida como Rio Pequeno, do Rio Caima e do Rio Fílveda, conta com uma distância de 14,5 quilómetros e uma duração aproximada de 5 horas. Este tem início e fim no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque.

A rota, desdobrada por paisagens deslumbrantes e pelo som da água, permite ao pedestre conhecer alguns pontos de interesse da localidade. É exemplo o Cabeço dos Mouros, onde é possível fazer um pequenos desvio e visitar um monumento megalítico, a Mamoa de Castro; o Lagar do Azeite, uma estrutura que nos remete para o século XX; a ponte do Palhar, construída em 1776, que liga as freguesias da Branca à Ribeira de Fráguas; a Igreja de S. Tiago, que nos remete para o Século XVII;  a Casa Museu do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas; e a capela de S. Roque construída no século XVII.

O percurso pode ser realizado em qualquer altura do ano, tendo os seus utilizadores que tomar as devidas precauções no Verão, devido às elevadas temperaturas, e no Inverno, devido ao piso escorregadio.