Pelos Trilhos de Portugal-Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro, Melgaço

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro, Melgaço

 O Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro é um percurso pedestre do concelho de Melgaço, que conta com um pouco mais de quatro quilómetros.

Localizado numa das entradas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, este percurso circular decorre na Serra da Peneda, uma área reconhecida pelos seus valores naturais, culturais e paisagísticos, tendo início na Antiga Casa Florestal de Lamas de Mouro.

Ao longo do percurso, os pedestres são convidados a conhecer a Ponte do Porto Ribeiro, que liga as duas margens do Rio Mouro, o Relógio de Sol, a Igreja de S. João Baptista e o Porta Lamas de Mouro, uma estrutura direccionada para a informação e educação ambiental acerca do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O concelho de Melgaço possui vários pontos de interesse, como o Castelo de Melgaço, uma construção do século XII/XVIII, as ruínas arqueológicas da Praça da República, o Solar do Alvarinho, uma estrutura seiscentista, a Capela de São Julião que nos remete ao século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora da Orada, etc.

Para além disso, existem outros percursos que podem ser realizados ao longo do concelho e que dão a conhecer a história e a cultura desta região.